Dolo Eventual

David Afonso
[Porto]
Pedro Santos Cardoso
[Aveiro/Viseu]
José Raposo
[Lisboa]
Graça Bandola Cardoso
[Aveiro]


Se a realização de uma tempestade for por nós representada como consequência possí­vel dos nossos textos,
conformar-nos-emos com aquela realização.


odoloeventual@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue Grandes Dramas Judiciários

Visite o nosso blogue metafísico: Sísifo e o trabalho sem esperança

O Dolo Eventual convida todos os seus leitores ao envio de fotografias de rotundas de todos os pontos do país, com referência, se possível, à sua localização (freguesia, concelho, distrito), autoria da foto e quaisquer dados adicionais para rotundas@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue As Mais Belas Rotundas de Portugal


Powered by Blogger


Acompanhe diariamente o Dolo Eventual

sexta-feira, abril 22, 2005

Lendo o Público

Comments on "Lendo o Público"

 

Blogger NeuroGlider said ... (abril 22, 2005 7:58 da tarde) : 

Caro Pedro Nunes
Não existem raças humanas e o uso da categoria de raça em taxonomia desapareceu já a algum tempo. Uma raça usa-se quando se designa animais que possuem uma determinada caracteristica mas que foram seleccionados pelo homem para tal enquanto uma subespécie resulta de uma variação de uma espécie em que essa variação é gerada na Natureza. A diferença está no modo como a selecção actua nos seres vivos, logo é impossível qualquer subespécie humana ter sido gerada por a acção de outro homem.
Cumprimentos

 

Blogger Pedro Santos Cardoso said ... (abril 22, 2005 8:21 da tarde) : 

Meu caro Neuroglider:
tenho formação jurídica, não formação na área das ciências. Admito poder estar enganado. Porém, quando afirmo qualquer coisa, faço a minha pequena pesquisa primeiro. Alguns exemplos:
Dicionário da Porto Editora: RAÇA: s.f. (zool.) subdivisão da espécie com uma unidade de constituição hereditária; (antropol.) agrupamento natural de homens que apresentam um conjunto comum de caracteres hereditários, independentemente da língua, dos costumes, da cultura, o que a opõe à etnia (raça branca, amarela, etc.); grupo sistemático equivalente à subspécie. ESPÈCIE: grupo taxionómico basilar na ciência da classificação, que é um grupo de seres vivos muito semelhantes e capazes de se reproduzirem entre si. Antes de ir ao dicionário, contudo, dei uma volta pela net, que me disse o que vim a confirmar pelo dicionário. Se tiveres alguma fonte que me esclareça melhor, peço-te que a forneças.
PS: só um pequeno grande reparo, amigo neuroglider... o meu nome é Pedro Nuno, não Pedro Nunes.
Cumprimentos

 

Blogger Pedro Santos Cardoso said ... (abril 22, 2005 9:07 da tarde) : 

PS: Neuroglider, andaste minuciosamente à procura de um erro meu depois da correcção que te fiz no teu blog...

 

Anonymous Anónimo said ... (abril 22, 2005 10:42 da tarde) : 

Caros amigos, creio que o propósito de um blog desta natureza é discutir ideias de forma civilizada e, se possível, inteligente, logo, daqui em diante tentem não entrar em correcções infantis que não dignificam a ESPÉCIE humana.
Obrigado.


Anónimo

 

Anonymous Anónimo said ... (abril 22, 2005 10:51 da tarde) : 

Notícia de última hora!!
O Vaticano pediu expressamente que os espanhóis se revoltem contra esta "ultrajante" medida que o governo de Zapatero tomou (liberdade de matrimónio e de adopção entre homossexuais). Até dá pena assistir à iminente queda que se prevê para o Vaticano! Logo agora que elegeram este "fabuloso" Papa!

 

Blogger NeuroGlider said ... (abril 23, 2005 12:06 da manhã) : 

Caro Pedro Nuno no meu blog já pedi desculpa pela confusão do nome. Mas reparei agora que o fiz aqui também e desde já as minhas duplas desculpas. Não sei porquê o fiz talvez te associei ao matemático português Pedro Nunes (eu sei que me lembrei dele quando li o teu comentário no meu blog). Bem em relação á critica que me fizeste de ter comentado aqui após tu teres feito o reparo da electrocução não é verdade. Eu sou biologo e apenas quis chamar a atenção para o facto de raça não ser já usado em taxonomia. Foi retirado salvo erro em 1998 para se evitar confusões do tipo criacionistas ou nazis sobre a supremâcia de raças humanas umas sobre as outras (mas eu vou procurar aqui na base de dados do NCBI e já apito). De facto eu concordo com a base política dessa escolha tal como a base científica pois uma raça é mais o resultado de uma manipulação do que propriamente de uma evolução natural de uma dada população de uma dada espécie.
De resto quero desde já afirmar que não sinto qualquer ressentimento em relação a si e que o meu reparo foi puramente académico e de esclarecimento. Para já as palavras sobre a raça não foram suas mas do artigo do Público. Eu apenas luto contra a ignorância não sou a favor dela.
Cumprimentos e espero que continue a visitar o meu blog.

 

Blogger NeuroGlider said ... (abril 23, 2005 12:19 da manhã) : 

Caro Pedro em relação á classificação taxonomica deixo-lhe aqui este site: http://anthro.palomar.edu/animal/animal_2.htm
que me parece bastante acessível para pessoas menos conhecidoras das terminologias (demasiado fechadas) da ciência.
Cumprimentos

 

Blogger Pedro Santos Cardoso said ... (abril 23, 2005 1:05 da manhã) : 

Penso que é hora de, a partir de agora, trocarmos mails em privado. No teu blog, já te fiz a proposta. Este não é propriamente o local indicado para este tipo de pergunta/responde que rola em bola de neve...
Até breve

 

Blogger Daniel Cardoso said ... (abril 23, 2005 3:51 da manhã) : 

Atacar por SPAM o mail do caro senhor era divertido. Agora é que fazem falta os hackers e outros génios informáticos para nos fazerem esse favor...

Prometeu

 

post a comment