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quarta-feira, julho 27, 2005

De Táxi Até Ao Fim-do-Mundo Com A CP

No Público de 25 de Julho:

«Alterações de horário levam CP a transportar passageiros de táxi»
«Clientes da CP foram transportados de táxi de Lisboa para Castelo Branco e para Faro devido a alterações de horários que anteciparam a saída de alguns comboios.»

Como é possível? A resposta:

«Esta situação é consequência da segmentação dos serviços a cargo de várias unidades de negócios que, aparentemente, não comunicam eficazmente entre si. Cada unidade (CP-Lisboa, CP-Porto, CP-Longo Curso, CP-Regionais) define os seus próprios horários sem os articular com a oferta global da empresa, perdendo-se o efeito de rede que caracteriza o caminho-de-ferro na maioria dos países europeus.»

Mas isto faz sentido para alguém? Será possível que uma empresa pública possa ser tão mal administrada? Será que não haverá aqui dedo de um agente infiltrado da BRISA?
Uma vez vi-me surpreendido com a situação bizarra de ao tentar apanhar um comboio, a CP me ter disponibilizado em sua substituição um autocarro. Agora corro o risco de ao apanhar um táxi para estação, esse mesmo táxi me levar até Faro! É claro que a coisa assim nunca dará lucro! E depois esta coisa de recortar a linha em pedacinhos não lembrava nem ao diabo! Por exemplo: faz algum sentido que um cliente munido de um bilhete Coimbra-Porto tenha de trocar de comboio em Aveiro? Pois bem, para a CP faz. Bom, uma coisa é certa: este é um contributo muito importante para o engrandecimento do país. Como podemos nós ser um país pequeno quando temos tantas companhias (ou “unidades de negócio”) de caminho-de-ferro? Quando percorrer de lés-a-lés o nosso território temos de saltar de composição em composição? O país medido pela bitola da CP é do tamanho da Sibéria! E ameaça não parar de crescer!
PS: proponho à CP um novo produto: Inter-Rail de Táxi!

Comments on "De Táxi Até Ao Fim-do-Mundo Com A CP"

 

Blogger BULLSEYE said ... (julho 27, 2005 3:29 da manhã) : 

Very interesting.

 

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