A Ponte e a Marina da Barra
O Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Manuel Serra, deu uma entrevista em 21 de Novembro de 2003 à Moliceiro, a qual parece ter passado despercebida a muita boa gente. Mesmo sendo um apoiante declarado do projecto Marina da Barra, o presidente da Junta não resistiu: «Moliceiro.com – Está a referir-se à Marina da Barra? MS – Sim. Acreditamos que o projecto vai ser o motor para o desenvolvimento turístico da nossa freguesia. Moliceiro.com – Esse projecto tem levantado alguma polémica, acha que vai avançar tal como está previsto? MS – Penso que sim. É um projecto que também irá levantar outras necessidades, pois poderá implicar a construção de uma outra ponte, isto porque, as obras da marina vão interferir no actual traçado da ponte da Barra.» (sublinhado meu) «Vão interferir no actual traçado da ponte da Barra»? Como assim? A ponte da Barra pode ter que ser demolida por causa da Marina? Ah! Mas faz-se outra! Nada mais fácil! A Marina vai deixar os cofres da autarquia tão cheios que não haverá paróquia sem ponte e rotunda sem repuxo! Amén. O mais chato é o IP5, que não poderá desaguar mais directamente no mar, mas num miradouro sobre a Marina. Tremei, gafanhões! Entrevista: http://www.moliceiro.com/ilhavo/artigo/511 |
Publicado por David Afonso às 04:39
Comments on "A Ponte e a Marina da Barra"
David,
Mesmo tendo feito o sublinhado da entrevista, esqueceste de referir a questão do "poderá"...
O projecto altera o fim da ponte. Aliás a ponte tem um "buraco" na sua parte final que era para ser uma estrada a ligar a Costa Nova a Barra...
Mas adiante. Era importante que se fizesse um tunel entre a Gafanha e a Barra. Tunel que terá que ser bastante fundo mas muito interessante do ponto de vista paisagistico e de segurança.
JMO:
1. UM TÚNEL?!!!!
2. «Poderá»... E essa possibilidade não o preocupa?
3. Quer uma marina a qualquer custo? Olhe que a ponte ou o - perdoai-me senhor - túnel não vai ser pago pelo BPN, mas por mim e por ti!
2bias:
1. já cá faltava cá um argumento desta estirpe: «se pretende discutir estes problemas que tanto importam àqueles que, como eu, cá vivem todo o ano». Se me dá licença: é um argumento imbecil, porque as questões ambientais e de ordenamento do território dizem respeito a todos, inclusivé àqueles que nem sabem onde fica a Gafanha. Não me vou pôr aqui aqui a discutir pergaminhos de gafanhão!
2. O que o autarca disse foi muito claro: existe o risco de as obras da marina afectarem a ponte.
3. Uma nova ponte? Acha mesmo que precisamos de mais uma ponte? O trânsito de domingo não merece tamanho investimento. Conheço o país de Norte a Sul e cada vez mais fico indignado com desequilibrio do investimento público. Aveiro mereceu e merece tudo, mas sabia que existem povoados sem ligação à rede eléctrica, sem rede de esgotos (aliás: a cidade da gafanha finalmente lá chegou), sem acessos aceitáveis e por aí fora?
4.«Impor a minha cega posição»? Em primeiro lugar, não quero impor nada, este blog serve para discutir muita coisa (não apenas a marina) mas acontece que tenho uma opinião que lhe é antipática. Se não gosta tem 3 soluções: a)contrargumenta com lealdade; b) não se dá ao trabalho de nos vir visitar (o que seria uma pena porque a gente habitua-se às pessoas); c) cria um blog só para si para defender a sua visão das coisas. Em segundo lugar, a justiça também é cega, meu caro. E eu tentarei ser justo, logo cego. Quero dizer com isto que se me indicar informações pertinentes sobre o tema ou se até quiser publicar uma opinião mais elaborada (mas assinada!) sobre o assunto, defendendo a sua causa, faça favor! A gente publica do dolo eventual.
5. Sobre a posição da administração central em todo este estranho processo, já dei a minha opinião aqui:
http://odoloeventual.blogspot.com/2005/07/marina-da-barra.html
e aqui:
http://odoloeventual.blogspot.com/2005/07/marina-da-barra-iii.html
Sim, um túnel. Porque não?
Como sabes, na zona da entrada da barra não pode ser construida uma outra passagem. Basta ver o cone de acesso ao aerodromo, a passagem de electricidade a Praia da Barra e o acesso das embarcacoes ao Porto de Pesca Costeira.
Também prefiro o túnel à outra opção, a ligação da Bruxa ao fim do Cais dos Pescadores. A sério, uma ponte nesse sitio estragará sempre a paisagem... Para isso prefiro o aumento da ponte.
Não é só o transito de domingo, David, e esse comentário é descabido: é o transito de tres/quatro meses, e mais do qe isso é o problema das opções: se acontecer um problema na Barra, não tens acesso alternativo e a Barra já deve ter cinco mil pessoas a titulo permanente...
Ah, e não me choca muito uma nova ponte, com as condicionantes atrás mencionadas.
Quanto ao custo, quero ver primeiro a análise financeira, antes de falar mal... :)
Mas o que se passa? Perderam a cabeça ou quê? Será o «Sindroma Ota»? Por favor não espalhem esses bitaites ao vento, não vá um autarca tresloucado as ouvir e depois... zás! Vamos lá ver uma coisa: 1) existe uma real necessidade de uma nova travessia para a barra/costa nova? Se existe, onde estão os estudos que atestam essa necessidade? Medir as coisas a olho ou por intuição dá sempre mau resultado (ex: túneis de ceuta e marquês). 2) se não existe essa necessidade actualmente, é porque prevêm que a Marina venha a criar essa necessidade e isso pode acontecer por dois motivos: vai gerar um volume de tráfego tal que outra travessia vai ser necessária e/ou vai ser afectada estruturalmente pela perturbação gerada na ria pelas obras da marina. Em qualquer um dos casos a questão mantém-se: vale a pena o preço?
JMO: pense bem... quer mesmo um túnel? Veja lá o que pede senão qualquer dia ainda lhe fazem a vontade...
Meu caro,
Como disse atrás, que venham os estudos. O meu olhometro chega para dizer que durante cerca de cinquenta dias por ano, é necessário. Mas os estudos que verifiquem.
Quanto à solução tunel, continuo a achar que, até prova em contrário e na necessidade de a fazer, é a melhor solução... Mas conversamos sobre isso mais tarde!
Um abraco
Bom fim de semana, sem pontes, marinas e tuneis nos pesadelos...
Bom fim de semana. Mas não resisto a uma achega: até confio no olhometro do caro JMO, mas... o fazer da ponte/túnel nos restantes 315 dias do ano? Talvez o record do Guiness da maior espetada de mexilhão de escabeche? De for para isso prometo repensar a minha posição (só deus sabe como é dificil encontrar um escabeche bem feito, então de for de mexilhão...). Mais uma coisa: a única prova que se exige neste momento é a de que a ponte actual não chega para as encomendas. Até prova em contrário estamos bem assim, não acha?
Ai, David!
Venho só elogiar a nossa forma sadia de discutir... acabei de ver os comments do meu blog e ia ficando doente... Há malta que não se ve ao espelho, que não sabe argumentar!
Um abraço e bom feriado!
Fora os anónimos... que esses já perdi de vez a paciência...
Caramba! Ninguém te obriga a os aturar na tua própria casa! Nós por cá é como se vê. Não resolve o problema, mas ajuda a moralisar.
Bom feriado!