Dolo Eventual

David Afonso
[Porto]
Pedro Santos Cardoso
[Aveiro/Viseu]
José Raposo
[Lisboa]
Graça Bandola Cardoso
[Aveiro]


Se a realização de uma tempestade for por nós representada como consequência possí­vel dos nossos textos,
conformar-nos-emos com aquela realização.


odoloeventual@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue Grandes Dramas Judiciários

Visite o nosso blogue metafísico: Sísifo e o trabalho sem esperança

O Dolo Eventual convida todos os seus leitores ao envio de fotografias de rotundas de todos os pontos do país, com referência, se possível, à sua localização (freguesia, concelho, distrito), autoria da foto e quaisquer dados adicionais para rotundas@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue As Mais Belas Rotundas de Portugal


Powered by Blogger


Acompanhe diariamente o Dolo Eventual

sexta-feira, agosto 12, 2005

A Ponte e a Marina da Barra

Comments on "A Ponte e a Marina da Barra"

 

Blogger JMO said ... (agosto 12, 2005 12:49 da tarde) : 

David,

Mesmo tendo feito o sublinhado da entrevista, esqueceste de referir a questão do "poderá"...

O projecto altera o fim da ponte. Aliás a ponte tem um "buraco" na sua parte final que era para ser uma estrada a ligar a Costa Nova a Barra...

Mas adiante. Era importante que se fizesse um tunel entre a Gafanha e a Barra. Tunel que terá que ser bastante fundo mas muito interessante do ponto de vista paisagistico e de segurança.

 

Blogger David Afonso said ... (agosto 12, 2005 11:35 da tarde) : 

JMO:
1. UM TÚNEL?!!!!
2. «Poderá»... E essa possibilidade não o preocupa?
3. Quer uma marina a qualquer custo? Olhe que a ponte ou o - perdoai-me senhor - túnel não vai ser pago pelo BPN, mas por mim e por ti!

2bias:
1. já cá faltava cá um argumento desta estirpe: «se pretende discutir estes problemas que tanto importam àqueles que, como eu, cá vivem todo o ano». Se me dá licença: é um argumento imbecil, porque as questões ambientais e de ordenamento do território dizem respeito a todos, inclusivé àqueles que nem sabem onde fica a Gafanha. Não me vou pôr aqui aqui a discutir pergaminhos de gafanhão!

2. O que o autarca disse foi muito claro: existe o risco de as obras da marina afectarem a ponte.

3. Uma nova ponte? Acha mesmo que precisamos de mais uma ponte? O trânsito de domingo não merece tamanho investimento. Conheço o país de Norte a Sul e cada vez mais fico indignado com desequilibrio do investimento público. Aveiro mereceu e merece tudo, mas sabia que existem povoados sem ligação à rede eléctrica, sem rede de esgotos (aliás: a cidade da gafanha finalmente lá chegou), sem acessos aceitáveis e por aí fora?

4.«Impor a minha cega posição»? Em primeiro lugar, não quero impor nada, este blog serve para discutir muita coisa (não apenas a marina) mas acontece que tenho uma opinião que lhe é antipática. Se não gosta tem 3 soluções: a)contrargumenta com lealdade; b) não se dá ao trabalho de nos vir visitar (o que seria uma pena porque a gente habitua-se às pessoas); c) cria um blog só para si para defender a sua visão das coisas. Em segundo lugar, a justiça também é cega, meu caro. E eu tentarei ser justo, logo cego. Quero dizer com isto que se me indicar informações pertinentes sobre o tema ou se até quiser publicar uma opinião mais elaborada (mas assinada!) sobre o assunto, defendendo a sua causa, faça favor! A gente publica do dolo eventual.

5. Sobre a posição da administração central em todo este estranho processo, já dei a minha opinião aqui:

http://odoloeventual.blogspot.com/2005/07/marina-da-barra.html

e aqui:

http://odoloeventual.blogspot.com/2005/07/marina-da-barra-iii.html

 

Blogger JMO said ... (agosto 13, 2005 2:47 da tarde) : 

Sim, um túnel. Porque não?

Como sabes, na zona da entrada da barra não pode ser construida uma outra passagem. Basta ver o cone de acesso ao aerodromo, a passagem de electricidade a Praia da Barra e o acesso das embarcacoes ao Porto de Pesca Costeira.

Também prefiro o túnel à outra opção, a ligação da Bruxa ao fim do Cais dos Pescadores. A sério, uma ponte nesse sitio estragará sempre a paisagem... Para isso prefiro o aumento da ponte.

Não é só o transito de domingo, David, e esse comentário é descabido: é o transito de tres/quatro meses, e mais do qe isso é o problema das opções: se acontecer um problema na Barra, não tens acesso alternativo e a Barra já deve ter cinco mil pessoas a titulo permanente...
Ah, e não me choca muito uma nova ponte, com as condicionantes atrás mencionadas.

Quanto ao custo, quero ver primeiro a análise financeira, antes de falar mal... :)

 

Blogger David Afonso said ... (agosto 13, 2005 7:34 da tarde) : 

Mas o que se passa? Perderam a cabeça ou quê? Será o «Sindroma Ota»? Por favor não espalhem esses bitaites ao vento, não vá um autarca tresloucado as ouvir e depois... zás! Vamos lá ver uma coisa: 1) existe uma real necessidade de uma nova travessia para a barra/costa nova? Se existe, onde estão os estudos que atestam essa necessidade? Medir as coisas a olho ou por intuição dá sempre mau resultado (ex: túneis de ceuta e marquês). 2) se não existe essa necessidade actualmente, é porque prevêm que a Marina venha a criar essa necessidade e isso pode acontecer por dois motivos: vai gerar um volume de tráfego tal que outra travessia vai ser necessária e/ou vai ser afectada estruturalmente pela perturbação gerada na ria pelas obras da marina. Em qualquer um dos casos a questão mantém-se: vale a pena o preço?

JMO: pense bem... quer mesmo um túnel? Veja lá o que pede senão qualquer dia ainda lhe fazem a vontade...

 

Blogger JMO said ... (agosto 14, 2005 12:53 da manhã) : 

Meu caro,

Como disse atrás, que venham os estudos. O meu olhometro chega para dizer que durante cerca de cinquenta dias por ano, é necessário. Mas os estudos que verifiquem.

Quanto à solução tunel, continuo a achar que, até prova em contrário e na necessidade de a fazer, é a melhor solução... Mas conversamos sobre isso mais tarde!

Um abraco
Bom fim de semana, sem pontes, marinas e tuneis nos pesadelos...

 

Blogger David Afonso said ... (agosto 14, 2005 2:20 da manhã) : 

Bom fim de semana. Mas não resisto a uma achega: até confio no olhometro do caro JMO, mas... o fazer da ponte/túnel nos restantes 315 dias do ano? Talvez o record do Guiness da maior espetada de mexilhão de escabeche? De for para isso prometo repensar a minha posição (só deus sabe como é dificil encontrar um escabeche bem feito, então de for de mexilhão...). Mais uma coisa: a única prova que se exige neste momento é a de que a ponte actual não chega para as encomendas. Até prova em contrário estamos bem assim, não acha?

 

Blogger JMO said ... (agosto 15, 2005 1:56 da manhã) : 

Ai, David!

Venho só elogiar a nossa forma sadia de discutir... acabei de ver os comments do meu blog e ia ficando doente... Há malta que não se ve ao espelho, que não sabe argumentar!
Um abraço e bom feriado!
Fora os anónimos... que esses já perdi de vez a paciência...

 

Blogger David Afonso said ... (agosto 15, 2005 4:57 da manhã) : 

Caramba! Ninguém te obriga a os aturar na tua própria casa! Nós por cá é como se vê. Não resolve o problema, mas ajuda a moralisar.
Bom feriado!

 

post a comment