Dolo Eventual

David Afonso
[Porto]
Pedro Santos Cardoso
[Aveiro/Viseu]
José Raposo
[Lisboa]
Graça Bandola Cardoso
[Aveiro]


Se a realização de uma tempestade for por nós representada como consequência possí­vel dos nossos textos,
conformar-nos-emos com aquela realização.


odoloeventual@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue Grandes Dramas Judiciários

Visite o nosso blogue metafísico: Sísifo e o trabalho sem esperança

O Dolo Eventual convida todos os seus leitores ao envio de fotografias de rotundas de todos os pontos do país, com referência, se possível, à sua localização (freguesia, concelho, distrito), autoria da foto e quaisquer dados adicionais para rotundas@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue As Mais Belas Rotundas de Portugal


Powered by Blogger


Acompanhe diariamente o Dolo Eventual

terça-feira, fevereiro 28, 2006

Ainda Os Crucifixos Nas Escolas Públicas

Comments on "Ainda Os Crucifixos Nas Escolas Públicas"

 

Blogger Paulo Cunha Porto said ... (fevereiro 28, 2006 7:15 da tarde) : 

Meu Caro Pedro:
O problema é onde deve parar o laicismo. Para a instância italiana na não imposição de um culto. Para o Pedro, na neutralidade absoluta, mesmo a formal. Laicidade não significa sempre neutralidade. Há muito boa gente que a considera apenas como separação institucional, que não necessariamente cultural.
Abraço.

 

Blogger Pedro Santos Cardoso said ... (fevereiro 28, 2006 7:28 da tarde) : 

Caro Paulo,

sou adepto da neutralidade, da laicidade apenas na coisa pública. Individualmente, defendo que cada um possa e deva fazer o que bem entenda: colocar véu, levar o terço ao peito, colocar crucifixos ao peito seja onde for - no espaço público ou privado. Como vê, não defendo a imposição de qualquer culto. Pelo contrário. Cada um deve ser livre de tomar as opções que melhor lhe aprouver.

Abraço

 

Blogger Pedro Santos Cardoso said ... (março 01, 2006 12:32 da tarde) : 

Há situações e situações. Há que ter, perante elas, uma certa flexibilidade. Presépios e árvores de natal numa praça pública fazem parte de uma festa que é comemorada durante uns dias por ano, e fora do edifício público. Aliás, eu sou ateu e não me incomodo minimamente com isso (até porque o Natal já quase nem é uma festa religiosa, e sim comercial...). O que me incomoda é que dentro de um edifício público, 365 ou 366 dias por ano, esteja um símbolo religioso, como se o Estado tomasse partido.

 

Blogger Pedro Santos Cardoso said ... (março 02, 2006 12:18 da tarde) : 

Para se ser laico não basta ser; é preciso também parecer.

 

Blogger Luís Botelho Ribeiro said ... (março 02, 2006 2:39 da tarde) : 

Sobre a "cruz laica" do V. comentário [3]: é da história que a cruz foi objecto laico, como instrumento de execução penal romana, antes de ser "apropriada" também como símbolo religioso (tal como o crescente islâmico não deixou de ser uma referência lunar). A cruz está também presente em muitas expressões de linguagem corrente, tal como outros modos de suplício ou execução) e não é líquido que tal facto decorra forçosamente duma metáfora religiosa... Tanto se diz "X está a ser crucificado pela imprensa" como se diz de um noivo que "se vai enforcar", e neste último caso sem apelar a qualquer referência religiosa... Daí que seja de exigir um pouco mais de profundidade e menos preconceito à crítica do despacho do Conselho de Estado Italiano...

 

Blogger Pedro Santos Cardoso said ... (março 02, 2006 3:22 da tarde) : 

Caro Botelho Ribeiro,

se reler a pronúncia do Conselho de Estado italiano, ele refere-se a uma perspectiva laica altamente educativa. Ora, sendo este o objecto da questão em análise, o caro Luís não me vai querer convencer de que o instrumento de execução romana tem uma componente «altamente educativa».
Por outro lado, é claro que na época romana a cruz não tinha um significado religioso. Mas nós não vivemos na época romana, nem se fazem mais execuções em cruz. Por outro lado, atribuições laicas à cruz são absolutamente marginais - e isto não é preconceito nenhum. Quando olha para uma cruz, associa-a de imediato a algo religioso ou a algo laico?

 

post a comment