Dolo Eventual

David Afonso
[Porto]
Pedro Santos Cardoso
[Aveiro/Viseu]
José Raposo
[Lisboa]
Graça Bandola Cardoso
[Aveiro]


Se a realização de uma tempestade for por nós representada como consequência possí­vel dos nossos textos,
conformar-nos-emos com aquela realização.


odoloeventual@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue Grandes Dramas Judiciários

Visite o nosso blogue metafísico: Sísifo e o trabalho sem esperança

O Dolo Eventual convida todos os seus leitores ao envio de fotografias de rotundas de todos os pontos do país, com referência, se possível, à sua localização (freguesia, concelho, distrito), autoria da foto e quaisquer dados adicionais para rotundas@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue As Mais Belas Rotundas de Portugal


Powered by Blogger


Acompanhe diariamente o Dolo Eventual

domingo, fevereiro 19, 2006

As Praças Do Porto

Foi com algum prazer que, no sábado passado, fui passear junto à Casa da Música e reparei que as bolhas projectadas pelo arq. Rem Koolhaas estão a ser um sucesso para os apreciadores do skate e dos patins. Lá vi pessoas de todas as idades, que se apropriaram do espaço público da melhor maneira possível: ora a andar de patins, ora a apanhar sol, a ler um livro, e a andar de skate, etc. Por acaso, reparei através de um artigo sobre este assunto, que o jornalista do Público também foi passear para a Boavista...
É verdade que muitos criticam a plataforma de pedra criada à volta da Casa da Música, da plataforma em frente ao Museu de Fotografia, da praça criada no Largo Duque da Ribeira,(esta poucos criticam porque também poucos a conhecem), mas eu mesma já resmunguei contra o projecto... O facto é que o Porto precisa de espaços públicos de qualidade para que as pessoas andem nas cidades e não façam desta apenas o seu percurso casa-trabalho-casa.
Mas estes espaços vazios, ou não lugar como quiserem chamar possibilitam esta flexibilidade de funções em que as pessoas de diversas personalidades se cruzam e se conhecem. São espaços importantes mas têm que ser bem desenhados e executados.
Lembro-me na altura do Euro como foi engraçado ver as pessoas todas sentadas no jardim da Cordoaria e em frente do Museu de Fotografia para ver Portugal a jogar!!! É claro que não gosto do desenho da praça, mas esta mesma praça também serve de campo de futebol para os mais novos que residem no centro histórico. Também não consigo perceber como foi possível a Cordoaria ficar sem as mesas para os senhores jogarem a suequinha, um hábito tão antigo e que foi esquecido.
O problema está que estas praças podiam ser estudadas de maneira a que fossem mesmo um campo de futebol, um parque de skate, não sei qual é o problema de em pleno centro do Porto encontrarmos um campo de futebol com as devidas condições para que os mais novos tenham onde brincar sem estragar o espaço público. Não me lembro de nenhum parque no centro do Porto com areia e escorregas para as crianças.
Outra praça que serve de campo de futebol é o Largo Duque da Ribeira, onde passo todos os dias e posso ver as meninas a saltar a corda e a lutar pelo seu espaço enquanto que os meninos querem jogar futebol... Enquanto isso temos problemas porque mesmo ao lado existem vãos de janelas que já se partiram um sem número de vezes,... mas a culpa não é das crianças... é uma questão de planeamento.

Comments on "As Praças Do Porto"

 

post a comment