Dolo Eventual

David Afonso
[Porto]
Pedro Santos Cardoso
[Aveiro/Viseu]
José Raposo
[Lisboa]
Graça Bandola Cardoso
[Aveiro]


Se a realização de uma tempestade for por nós representada como consequência possí­vel dos nossos textos,
conformar-nos-emos com aquela realização.


odoloeventual@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue Grandes Dramas Judiciários

Visite o nosso blogue metafísico: Sísifo e o trabalho sem esperança

O Dolo Eventual convida todos os seus leitores ao envio de fotografias de rotundas de todos os pontos do país, com referência, se possível, à sua localização (freguesia, concelho, distrito), autoria da foto e quaisquer dados adicionais para rotundas@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue As Mais Belas Rotundas de Portugal


Powered by Blogger


Acompanhe diariamente o Dolo Eventual

terça-feira, março 07, 2006

Campanha Pelo Voto Aos 16 Anos (3)

Comments on "Campanha Pelo Voto Aos 16 Anos (3)"

 

Blogger Susana Barbosa said ... (março 07, 2006 5:29 da tarde) : 

Ora aqui estão boas justificações para o voto aos 16 anos!

 

Blogger Luís Botelho Ribeiro said ... (março 08, 2006 12:25 da tarde) : 

Tenho defendido o recentrar da nossa sociedade, segundo alguns eixos:

politicamente mais a norte, mais "a jovem";
estrategicamente, mais atlantista e lusofonista - defendo um Portugal interlocutor/medidador da Europa com os mundos lusófono, sul-americano, e... islâmico.

Deixo alguns extractos do passado como contributo para as vossas reflexões:

extracto de texto programático da candidatura presidencial, Março de 2005
« [...]
- Baixar a idade de voto e reduzir a idade para candidatura à presidência: 35 anos é demasiado. No ancien regime do séc. XIX, hoje apressadamente tido por “tacanho” e “fechado”, chegou a confiar-se a estudantes a reitoria da Universidade de Coimbra, confiou-se a um “garoto” de 24 anos de nome Nun’Álvares (1360-1431) a resistência à carga de 30.000 espanhois e entregou-se a um jovem com 30 anos por completar, de seu nome Vasco da Gama (1469-1524), uma armada com que deveria (só) enfrentar escorbutos, traições como a de Mombaça, negociações complicadas como aquela com o Samorim de Calecut e... revelar a uma Europa expectante o caminho marítimo para a Índia e o Índico.
Luís Botelho Ribeiro
Paredes, Março de 2005»


extracto de um texto de 2003
« [...]
Afirmar o ponto de vista mas também as rupturas que quisermos fazer com a “velha maneira de fazer ou não-fazer as coisas acontecer, ou mesmo de fazer as coisas não-acontecer”, como tantas e demasiadas vezes tem acontecido na nossa triste história do “não-contecer”, tem de ser um acto próprio, directo – jamais “por procuração”! Quem quer, afinal, quem ganha com o contínuo “desacontecer” dos “Acontece” do nosso país, da nossa cultura? Em Castelo de Paiva, na Serra da Arrábida, na floresta portuguesa queimada no verão de 2003, também nós já três vezes vimos e sentimos na carne este “desacontecer”, este botelhiano “Adeus Português” aos caminhos do verdadeiro desenvolvimento.
Diante disto quem pode calar? Quem pode ficar quieto e sossegado? Temos de tomar a palavra, como um José Estevão diante da mordaça civil, como um Carlos Paredes à guitarra na sua Inquietação, como um fernando Pessoa à pena no seu “Livro do Desassossego”!
E assim eu penso que os estudantes, os jovens empresários, os jovens agricultores, os jovens profissionais que nas mais diversas áreas de actividade lutam silenciosa e quotidianamente contra o peso de um certo “velho sistema” herdado, contra os “velhos do Restelo”, são afinal os mais dignos representantes no presente daquilo que, afinal, mais nos orgulha a todos na nossa História – a capacidade de arriscar, empreender e inovar; a auto-confiança com que poucos enfrentaram muitos e todos se fizeram ao mar.
Por tudo isto, será um serviço prestado ao (futuro do) país a apresentação de um candidato sério à próxima eleição presidencial, apoiado pelas novas gerações do Norte, do Centro, do Sul, das Ilhas e Emigração. Esta candidatura, qualquer que seja o seu resultado nas urnas, será um sinal de afirmação cívica das expectativas de toda uma geração que não aceita ficar eternamente na expectativa do que outros decidam como melhor para si, de uma geração que já sabe o que quer para si e para o país – e quer dizê-lo!

Luís Botelho Ribeiro
Guimarães, Novembro de 2003»

 

post a comment