Fazer Futuro
«O CDS-PP não pode ser apenas o que tem sido [1]. Não pode ser um partido cinzento [2], de base confessional [3], viciado na sua própria incapacidade de se recriar e reformar [4], estatista como os demais [5], algemado a velhas propostas que pouco respondem aos novos problemas [6]. O partido tem de ter a coragem de defender a mudança pacífica do paradigma, libertando-se do complexo de ter nascido à sombra de um PREC necessariamente empenhado em o arredar do espaço da democracia e dos direitos fundamentais.» «Esta Moção é o desígnio de uma Geração. Uma Geração de Projecto [...] Uma Geração com um projecto assente na adesão sincera aos ideais da democracia pluralista, na permanente defesa dos princípios de uma doutrina humanista, no respeito integral pela liberdade individual [...]. Um projecto que é humanista porque se preocupa com as pessoas e com a sua individualidade, que é tolerante porque não assenta em visões totalitárias da sociedade, que é abrangente porque radica na inalienável liberdade de cada ser humano [7] [8] [9] [...].» «O CDS-PP, enquanto partido de vocação plural na área não socialista/social-democrata, acolhe as várias correntes e sensibilidades da direita democrática, principalmente o Conservadorismo, o Liberalismo [10][...].» «Fazer Futuro» - Moção ao XXI Congresso do CDS-PP Conclusões: [1] O CDS-PP tem sido insuficiente. [2] O CDS-PP tem sido um partido cinzento. [3] O CDS-PP tem sido um partido de base confessional. [4] O CDS-PP tem sido incapaz de recriar e reformar. [5] O CDS-PP tem sido um partido estatista. [6] O CDS-PP tem estado algemado a velhas propostas que pouco respondem aos novos problemas. [7] Se esta moção vencer, o CDS-PP será a favor da descriminalização do aborto (ups, mas o CDS-PP também é um partido conservador; em que é que ficamos?). [8] Se esta moção vencer, o CDP-PP será a favor da legalização da prostituição (ups, mas o CDS-PP também é um partido conservador; em que é que ficamos?). [9] Se esta moção vencer, o CDS-PP será a favor do casamento homossexual (ups, mas o CDS-PP também é um partido conservador; em que é que ficamos?). |
Publicado por Pedro Santos Cardoso às 00:56
Comments on "Fazer Futuro"
Pá, roubaste-me o post!
Excelente análise. Parece que estamos a caminho de ter mais um partido liberal-conservador, ali entre a vontade de agarrar um eleitorado em expansão e o medo de perder a meia-dúzia de eleitores que tem agora...
Acho que a moção tem muito boas propostas, para além de ser um documento político pragmaticamente bem delineado (o que é raro)
Peca, evidentemente, por todas as incoerências que estão no post e mais algumas. Visam sobretudo não hostilizar a direita cristã, conservadora e burguesa (i.e. a verdadeira direita portuguesa )
Não deixa no entanto de ser relevante notar o avanço do liberalismo entre os mais jovens quer à direita quer à esquerda, e uma espécie de apropriação forçada daquele que parece ser o único modelo capaz de garantir a susbsitência económica a longo prazo.
O processo de OPA hostil à doutrina liberal está para continuar....
Karloos e Francisco,
concordo. As contradições na moção são claramente um piscar de olho ora à democracia cristã conservadora, ora a uma insurgente ala liberal.
Se estivermos a falar apenas em liberalismo económico - tímida abordagem de liberalismo -, as duas correntes ainda poderão coexistir. Qualquer liberalismo para além do económico entra, porém, em conflito com o conservadorismo.
E eu pergunto de novo: em que é que ficamos? Não se pode ser água e vinho ao mesmo tempo.
"Não se pode ser água e vinho ao mesmo tempo"
Acabei de fazer um mail a um amigo que me enviou a moção com a mesma frase só que usei "água e azeite" : ))
A dourina liberal aplicada exclusivamente à esfera económica, para além de ser um contrasenso de princípios, é contraproducente. Por um lado quer libertar a iniciativa económica mas por outro estimula a estagnação intelectual, o conformismo e a subserviência. É uma maneira de estimular a eficiência da economia sem potenciar a sua mobilidade. Enquanto houver eleitorados atentos esta orientação não pode ter futuro.
Está muito bem apanhado. Mas esqueceu-se de dizer que o CDS-PP perdeu aquela "vertente esquerdista" que caracterizou o consulado paulopórtista (vai o acento para não se confundir com portista)
paulo portas esquerdista?!!! Ó diabo! mas está tudo doido ou quê?!
Caro David
É só a vertente que por essa moléstia saiu aspada.
Parece-me óbvio (e aos comentadores também) que esta moção não cabe no CDS!...embora (contradição das contradições) possa VENCER!!!!
O liberalismo (ou democratas-liberais, ou sociais-liberais) enquanto "ala" política existe pela europa civilizada..como sabem..logo, também deve existir em Portugal??
Eu, penso que sim!
Isto, obviamente, significa um NOVO partido!..porque o CDS tem história e tem raízes....embora Freitas do Amaral tenha fundado, e seja, o líde rnatural de um Partido Liberal (como eu o vejo)...os militantes e votante do CDS (em geral) não o são...sãO CONSERVADORES PUROS...confessionais...ou liberais económicos puros (os chamados chicos-espertos...ou novos-ricos)
Um verdadeiro Partido Liberal (de Centro-Direita) é algo diferente..e muitos sabem-no...podemos construí-lo!
Valia a pena...mas para isso temos de "destruir" o CDS...é pena..mas é inevitável!