Dolo Eventual

David Afonso
[Porto]
Pedro Santos Cardoso
[Aveiro/Viseu]
José Raposo
[Lisboa]
Graça Bandola Cardoso
[Aveiro]


Se a realização de uma tempestade for por nós representada como consequência possí­vel dos nossos textos,
conformar-nos-emos com aquela realização.


odoloeventual@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue Grandes Dramas Judiciários

Visite o nosso blogue metafísico: Sísifo e o trabalho sem esperança

O Dolo Eventual convida todos os seus leitores ao envio de fotografias de rotundas de todos os pontos do país, com referência, se possível, à sua localização (freguesia, concelho, distrito), autoria da foto e quaisquer dados adicionais para rotundas@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue As Mais Belas Rotundas de Portugal


Powered by Blogger


Acompanhe diariamente o Dolo Eventual

terça-feira, maio 23, 2006

Independência

lemonde.fr

Já todos sabemos que a antiga Jugoslávia que se manteve unida sob o forte pulso de Tito, é um caldeirão de etnias nem sempre divididas de forma estanque e por isso o desmoronamento da república federal foi sempre difícil, violento e cruel para as populações.
Pela primeira vez depois do desaparecimento do coveiro da Jugoslávia, uma das suas repúblicas restantes no novo país, Servia e Montenegro, decide separar-se arruinando qualquer hipótese do sonho nacionalista sérvio da Grande Sérvia nos Balcãs.
Infelizmente para a região muitos acalentam sonhos grandes, como por exemplo uma grande Albânia. E o caso do Kosovo que este ano deverá discutir com os sérvios a sua situação sob o controlo das nações unidas, é capaz de não ter a mesma sorte que o Montenegro, porque depois desta derrota irão vender caro qualquer tipo de autonomia que se assemelhe com independência.
Parabéns ao Montenegro que com a independência pretende seguir o caminho de tantos outros que fazem fila para entrar na UE e que assim se livra do papel de peso morto que a Sérvia insiste em representar na diplomacia internacional.
Mas atenção, apesar de vitória das instituições democráticas montenegrinas, o caminho da separação será longo e pode vir a estar sujeito a sobressaltos inesperados.

Comments on "Independência"

 

post a comment