Dolo Eventual

David Afonso
[Porto]
Pedro Santos Cardoso
[Aveiro/Viseu]
José Raposo
[Lisboa]
Graça Bandola Cardoso
[Aveiro]


Se a realização de uma tempestade for por nós representada como consequência possí­vel dos nossos textos,
conformar-nos-emos com aquela realização.


odoloeventual@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue Grandes Dramas Judiciários

Visite o nosso blogue metafísico: Sísifo e o trabalho sem esperança

O Dolo Eventual convida todos os seus leitores ao envio de fotografias de rotundas de todos os pontos do país, com referência, se possível, à sua localização (freguesia, concelho, distrito), autoria da foto e quaisquer dados adicionais para rotundas@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue As Mais Belas Rotundas de Portugal


Powered by Blogger


Acompanhe diariamente o Dolo Eventual

quinta-feira, maio 18, 2006

No limite ou a dança da propriedade

Comments on "No limite ou a dança da propriedade"

 

Blogger Pedro Santos Cardoso said ... (maio 18, 2006 8:57 da tarde) : 

José,

só depois de postar reparei que afixámos a mesma foto.
Mas agora tenho preguiça de a mudar ;-)

 

Blogger José Raposo said ... (maio 18, 2006 10:27 da tarde) : 

Não há problema... até dá alguma continuidade ao tema...

Mas leste a continuação desta noticia hoje?

Os senhorios podem despejar por acção judicial, indemnizando ou dando alternativas no mesmo concelho se pretenderem fazer obras profundas... mais um episódio interessante.

Claro que não fazer nada é sempre pior. Mas continuo a achar que esta proposta vem criar mais obstáculos do que soluções.

 

Blogger Pedro Santos Cardoso said ... (maio 18, 2006 10:40 da tarde) : 

Não tenho lido as últimas notícias, José. A única coisa que li recentemente sobre o assunto foi o diploma legislativo. Aquilo a que te referes está previsto nos artigos 4º e seguintes.

 

Blogger David Afonso said ... (maio 18, 2006 11:17 da tarde) : 

Pedro,
No limite isto pode acontecer. Mas não é provável e só 2 imbecis é que se dedicariam a uma brincadeira destas. O que ganhariam com isso? Podemos nos entreter com retórica ou podemos olhar para os problemas. Também não entendi a parte final. Parece-me que o município tem prioridade sobre o próprio inquilino...

Zé,
Esse episódio é deveras interessante e até já é praticado no enquadramento do programa Recria: quando as obras exigem que o edifício esteja desocupado, o INH/Autarquia realoja o inquilo durante o período de obras. Caso demore mais tempo a responsabilidade do realojamento é transferida para o proprietário. No final, a renda é actualizada em função da capacidade económica do inquilino (é o INH que define o valor). A lei não é tão original quanto isso.
Outro aspecto interessante: a aquisição do prédio será feita pelo seu valor fiscal. Ora, a esmagadora maioria do edificado está subavaliado para fins fiscais...

 

Blogger Pedro Santos Cardoso said ... (maio 18, 2006 11:25 da tarde) : 

David,

isto foi apenas uma caricatura. A parte final está contemplada (tal como o restante que refiro no post) no diploma legislativo.

Quando referes que a aquisição do prédio será feita pelo valor fiscal, só estás a dar razão a quem, como eu, entende que se trata de uma medida inconstitucional, porque a CRP prevê uma justa indemnização para as expropriações.

 

Blogger David Afonso said ... (maio 18, 2006 11:44 da tarde) : 

Claro! Mas por outro lado talvez fosse bom declarar o verdadeiro valor do imóvel, não? O valor é justo para fugir ao fisco mas já não é justo das fins de indemnização? Há aqui qualquer coisa que me escapa...

 

Blogger Pedro Santos Cardoso said ... (maio 19, 2006 12:04 da manhã) : 

David, não faças salada russa. Se alguma coisa te escapa é da maionese.

Se a Administração sentir que a avaliação para efeitos fiscais não é a mais correcta, ou se sentir lesada de alguma forma, pode perfeitamente agir em conformidade. Se não age, tudo está dentro da lei. Isto é uma coisa.

Outra coisa é o valor de mercado do imóvel, que não tem de coincidir com o valor fiscal. Só com o valor de mercado se poderá afirmar que se trata de uma justa indemnização. Isto é outra coisa.

 

Blogger David Afonso said ... (maio 19, 2006 12:22 da manhã) : 

O valor de mercado? Vão ser os tribunais a definir o valor de mercado?! Estamos conversados quanto a saladas. Venha o bife!

 

Blogger Pedro Santos Cardoso said ... (maio 19, 2006 12:39 da manhã) : 

Modos autocráticos de dar por terminadas discussões.

 

Blogger David Afonso said ... (maio 19, 2006 1:26 da manhã) : 

Não era essa a ideia...

 

Blogger José Raposo said ... (maio 19, 2006 2:06 da tarde) : 

Bem, a discussão foi tão acesa que as visitas nem se atreveram a comentar :) Depois quando esta proposta for uma realidade logo vemos como correm as coisas.

 

Anonymous Anónimo said ... (maio 19, 2006 2:19 da tarde) : 

Ora então cá está uma visita a comentar... o valor patrimonial do prédio é sempre inferior ao valor real (de mercado) porque resulta de uma data de cálculos que são puramente fiscais e não económicos. Por exemplo, um imóvel comprado por 150.000 euros pode ter um valor patrimonial (para efeitos fiscais) de 35.000 euros. Ainda não li o diploma, mas se a venda for feita pelo valor patrimonial, só tenho uma palavra a dizer... ridículo!

Ainda, sendo o direito de propriedade um direito análogo aos direitos, liberdades e garantias só posso considerar inconstitucionais estas normas...

Mudando de assunto, parabéns pelo blogue! Visitei-o ontem pela primeira vez mas já está nos Favoritos! :-)

 

Blogger David Afonso said ... (maio 19, 2006 2:48 da tarde) : 

Ora então viva!
Não me vou pronunciar sobre a constitucionalidade da lei. Não sou habilitado para isso. Mas parece-me que se anda a fazer muito barulho para nada. É preciso apreciar a lei na sua totalidade. Há a possibilidade de o senhorio actualizar as rendas? Há. Há possibilidade de o arrendatário pagar essas actualizações? Há, através de subsidio quando necessário. Ora, se nestas condições o proprietário se recusar a zelar pelo seu património, recusa essa que nos afecta a todos pq a degradação urbana é má para a segurança, má para a saúde, má para a imagem do país, má para a economia, má para a dignidade hunmana, então nada mais se pode fazer senão expropriar o proprietário. E não me venham falar de preços de mercado pq o mercado não existe. Telefonem para qualquer imobiliária. Façam a visita a meia dúzia de prédios em ruína com ou sem inquilinos nos centros históricos e riam-se a bom rir do que os proprietários pedem! São completamente loucos! Julgam que têm ali uma mina de ouro!

 

Blogger Ant.º das Neves Castanho said ... (maio 19, 2006 4:22 da tarde) : 

E de quem será a culpa desta bizarria (espero que ninguém ligado à A. N. M. P. leia este comentário!...)?


8-))

 

post a comment