Dolo Eventual

David Afonso
[Porto]
Pedro Santos Cardoso
[Aveiro/Viseu]
José Raposo
[Lisboa]
Graça Bandola Cardoso
[Aveiro]


Se a realização de uma tempestade for por nós representada como consequência possí­vel dos nossos textos,
conformar-nos-emos com aquela realização.


odoloeventual@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue Grandes Dramas Judiciários

Visite o nosso blogue metafísico: Sísifo e o trabalho sem esperança

O Dolo Eventual convida todos os seus leitores ao envio de fotografias de rotundas de todos os pontos do país, com referência, se possível, à sua localização (freguesia, concelho, distrito), autoria da foto e quaisquer dados adicionais para rotundas@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue As Mais Belas Rotundas de Portugal


Powered by Blogger


Acompanhe diariamente o Dolo Eventual

sábado, maio 27, 2006

Pedras e redemoinhos (4)

Regras parte 2

Continuando a iniciação da semana passada, e porque um jogo não se reduz às suas regras , iremos ao encontro do sumo do fruto…

Os problemas da semana passada eram simples mas, devo admitir que não entreguei todas as ferramentas para os resolver – mas há que puxar pela cabeça…


Soluções da semana passada
1. Branco em A (acertou o Pedro), retira o segundo olho do grupo preto. Preto B, branco C, preto A e por fim branco E captura preto. (E) logo no início é suicídio David, pois preto ainda tem a liberdade B...
2. Os pontos A, B, C, D são simétricos, Qualquer um vem dar ao mesmo mas, nesta situação branco não pode viver. Branco A, preto B, Branco C e preto D captura Branco. Branco Precisaria de A e B para ter dois olhos mas, claro, branco não pode jogar duas vezes de seguida :)
3. Se quiseram dizer T16, então é a resposta correcta (A). Se for branco a jogar em (A), T17 torna-se um olho falso. T19 é suicídio.

No que diz respeito às consequentes noções depois das regras básicas, eu queria aqui abordar os delineamentos que surgem como fundamento do jogo. No entanto, deparei-me com um pequeno dilema. A extensão necessária para a explicação destas noções ultrapassa a esfera de um post (ou vários) para um blog e, além disso o facto de já existir muito e bom material difundido pela net tornava-se desconcertante. Decidi por isso a título de referência colocar uma imagem especificando a noção para a qual darei os links elucidativos. Neste caso a maioria elaborado para a APGO por José Raposo.


Olhos - falsos e verdadeiros – Os olhos dizem respeito à base de vida de um grupo. Como vimos atrás, são precisos dois para viver. Muitas vezes, o que parece um olhos é falso ou pode-se tornar falso pelo adversário (ou nós mesmos:)
http://portugal.european-go.org/portugal/olhos.htm

Vida e morte de grupos – É o problema que se põe na leitura da base de viva e sobrevivência. É um problema que consiste essencialmente em adquirir dois olhos para viver, ou retirar os olhos do adversário para matar. O problema pode fazer apelo a variadíssimas técnicas, como escadas, snapbacks, getas, semeai…
http://portugal.european-go.org/portugal/vida_e_morte.htm


Ligações – No Go as ligações podem ser fortes ou ligeiras. As fortes são inquebráveis mas têm a desvantagem de ser de progressão lenta. As ligeiras são de rápido desenvolvimento mas são fracas. Há que saber ler, medir e pesar, por vezes fugir e sacrificar.
http://portugal.european-go.org/portugal/ligacoes.htm


Escadas (Shisho) – Isto é engraçado, vejam. Há quem diga que quem não sabe ler escadas não pode jogar Go, não desanimem.
http://portugal.european-go.org/portugal/escada.htm


Sente/ gote (iniciativa e peca de iniciativa) – O jogo dos profissionais é uma luta desenfreada pela posse da iniciativa. É o conceito chave do jogo, determina quem é o arquitecto.
http://portugal.european-go.org/portugal/sente.htm


Snapback – É o uso de iscos para a pesca.
http://portugal.european-go.org/portugal/snapback.htm


Geta (teia/ rede)- É o uso de redes para a pesca.
http://portugal.european-go.org/portugal/geta.htm


Seki (impasse, vida mutua entre 2 grupos) – Pode-se pensar que se vai matar o grupo adversário mas, afinal é ele que nos está a capturar. Não afinal, formamos um cristal… Aqui está um jogo em que jogo brancas com 6 pedras de handicapo. Conseguem identificar onde aconteceu a batalha que se cristalizou? Cada grupo ficou com um olho e não pode jogar na sua outra liberdade mutua, sob pena de morte.
http://portugal.european-go.org/portugal/seki.htm


Semeai (corrida de captura) – O nome diz tudo, é nesta situação que os recursos espantam e se compreende o significado do buraco da agulha.
http://portugal.european-go.org/portugal/semeai.htm


Glossários de termos – Como há várias maneiras de ver a mesma coisa…
http://www.britgo.org/bgj/glossary.html
http://senseis.xmp.net/?GoTerms
http://www.davar.net/GO/GLOSSARY.HTM

Site muito bom de aprendizagem interactiva multilingue.
interactive way to go -
http://playgo.to/interactive/

Pequeno manual de noções básicas
http://www.usgo.org/usa/waytogo/W2Go8x11.pdf

E agora começam os problemas a sério… Teremos uma serie de 30 problemas, para quem se quiser colocar no Hall of Fame do Dolo Eventual, cujo prémio ainda por decidir…


1 - Vez de preto (5 jogadas)
2 - Vez de branco, como pode branco capturar o grupo do meio (3 jogadas)
3 – Vez de branco, como pode ele matar o grupo preto (3jogadas)

Comments on "Pedras e redemoinhos (4)"

 

Anonymous Anónimo said ... (maio 31, 2006 12:01 da tarde) : 

Desisto!

 

Blogger David Afonso said ... (junho 01, 2006 11:32 da manhã) : 

Cristovao, eu não desisto. Mas eu sou um pateta alegre, verdadeira carne para canhão. Aqui vai:

1) 4d 3c 2b 3a 5c
2) 3a 4a 5b
3) 1b 2a 3b

PS: Respondo sob protesto. Muita inf. de uma só vez e exerccícios complicados. Já sei que chumbei. O meu vai-te dar negativa.

 

Anonymous Anónimo said ... (junho 08, 2006 1:14 da tarde) : 

1)4d;3c;2b;3a(2a) supondo que branco não quer sacrificar.

2)6b jogando 6b branco fica em igualdade de liberdades, ficando o preto em vantagem. contudo preto não pode jogar 5c. se preto joga 6a, branco joga 5a. preto tem de defender e branco joga 3a (preto morre)! se depois de 6b preto jogar 5a, branco ataca em 4a!!

3)2a;3b;3b

ou 2a;1b;1a



ass. GO-lo!

 

post a comment