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quinta-feira, maio 11, 2006

Transparência contratual

Muito bem. Mas vejamos um pouco da fragilidade dos contratos entre o Google Adsense e o editor.
1) X, editor de um bem sucedido site, exibe anúncios Google Adsense. Eu, Y - mero terceiro não envolvido no contrato entre X e Google Adsense - tenho desavenças pessoais com X. Que posso eu, Y, fazer para prejudicar aquela relação contratual? Muito pouco: durante vários dias, clico repetidamente na publicidade exibida no site de X. Algum tempo depois, o editor X recebe um e-mail da equipa Google Adsense comunicando a resolução unilateral do contrato. Independentemente da culpa de X. E ainda que X tenha créditos a receber - quer os clicks repetidos tenham sido antes ou depois da formação de tais créditos. O Google Adsense alega a confidencialidade da origem dos clicks, pelo que não há contraditório. O Google Adsense alega que o dinheiro pago pelos anunciantes será devolvido. Qual a única entidade fiscalizadora da devolução? Pasme-se: o Google Adsense. Ponto final.
2) A equipa do Google Adsense está a braços com dificuldades económicas. Ou ainda que não esteja. A equipa do Google Adsense envia um e-mail ao editor X, comunicando-se a resolução unilateral do contrato. Motivo? Clicks inválidos. Independentemente da culpa de X. Quer haja ou não clicks inválidos e ainda que X tenha créditos anteriores a haver - a final de contas, os dados são confidenciais e a única entidade fiscalizadora da devolução do dinheiro aos anunciantes é, para surpresa de todos, a equipa do Google Adsense. Ponto final.

Comments on "Transparência contratual"

 

Blogger David Afonso said ... (maio 11, 2006 2:30 da manhã) : 

adsense é um logro: só pagam os cliques e mesmo assim sempre podem alegar incomprimento do contrato sem o demonstrarem factualmente. entretanto, milhares de anunciantes gozam da visibilidade que lhes é concedida nos blogues. devem existir outras formas mais honestas de se ganhar a vida...

 

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