Dolo Eventual

David Afonso
[Porto]
Pedro Santos Cardoso
[Aveiro/Viseu]
José Raposo
[Lisboa]
Graça Bandola Cardoso
[Aveiro]


Se a realização de uma tempestade for por nós representada como consequência possí­vel dos nossos textos,
conformar-nos-emos com aquela realização.


odoloeventual@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue Grandes Dramas Judiciários

Visite o nosso blogue metafísico: Sísifo e o trabalho sem esperança

O Dolo Eventual convida todos os seus leitores ao envio de fotografias de rotundas de todos os pontos do país, com referência, se possível, à sua localização (freguesia, concelho, distrito), autoria da foto e quaisquer dados adicionais para rotundas@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue As Mais Belas Rotundas de Portugal


Powered by Blogger


Acompanhe diariamente o Dolo Eventual

terça-feira, agosto 15, 2006

As mais belas rotundas de Portugal [8º]


Podíamos lá falar de rotundas sem falar de Isaltino de Morais.
O anterior autarca modelo do PSD (agora banido), realizou obra de grande dimensão no seu concelho de Oeiras durante os últimos 20 anos. Foram estradas, foram urbanizações, centrais de tratamento, pólos tecnológicos, jardins e claro está.... Rotundas…. Quase uma por cada 2km de estrada.

A rotunda mais significativa do concelho é esta com fonte luminosa que ao longo do tempo se tem vindo a afirmar como o centro estratégico da Nova Oeiras de Isaltino. No início não existia absolutamente nada no local onde foi construída esta Rotunda/Fonte Luminosa, o que naturalmente teve como consequência ser considerada um mamarracho despesista no meio de nada, pela maior parte das pessoas.


Hoje, Isaltino resolveu o problema com a construção à volta da Rotunda/ Fonte Luminosa de um centro comercial, um jardim, o novo edifico da câmara, uma urbanização e o SATU... O SATU é o projecto (a meu ver desnecessário) de um comboio, ou lá o que aquilo é, não tripulado que percorre uns carris construídos sobre viadutos com uma extensão superior a 1km e cuja obra termina quase sobre a rotunda como se encontra na 3ª foto à direita.
[Fotografia: José Raposo]

P.S.: O Dolo Eventual convida todos os seus leitores ao envio de fotografias de rotundas de todos os pontos do país, com referência, se possível, à sua localização (freguesia, concelho, distrito), autoria da foto e quaisquer dados adicionais que por bem forem entendidos enviar para rotundas@gmail.com.

Etiquetas:

Comments on "As mais belas rotundas de Portugal [8º]"

 

Blogger dorean paxorales said ... (agosto 16, 2006 5:31 da tarde) : 

E aqueles 50 km da estrada de Cantanhede que liga Coimbra à Vagueira? Não serão todas belas mas conquistam concerteza o prémio da maior densidade de rotunda/km.

 

Blogger Nuno Guronsan said ... (agosto 17, 2006 12:06 da tarde) : 

Não há nada como as nossas terras suburbanas...

 

Blogger Xor Z said ... (agosto 17, 2006 11:44 da tarde) : 

Estava a ver que a rotunda do isaltino não vinha aqui parar.
Na verdade a zona não era bem um deserto, havia o bairro de Cacilhas de Oeiras e a Tapada do Mocho. Única vantagem a estrada que ligou a Paço de Arcos.
Sobre o SATU tem toda a razão: é um mono.
Sobre a densidade das rotundas na vila do marquês não sei se não é maior do que diz. Porém, trata-se dum mero pormenor.

 

Anonymous Anónimo said ... (março 05, 2008 1:09 da manhã) : 

O SATU e a sua implementação têm sido tudo menos pacíficos. As vantagens a ele inerentes não evitaram a formulação de críticas e processos judiciais por parte dos moradores do bairro da tapada do mocho, reportadas ao ruído por este emitido, bem como pelo facto de a linha do SATU estar junto a janelas, rente a edifícios de habitação preexistentes, sombra criada sobre os edifícios e perda de vistas para o mar, destruição de espaços verdes e praga de pombos que usam a estação como refúgio, tratando-se ainda de um meio de transporte sem utilizadores, sendo já conhecido como 'comboio-fantasma'. A isso juntam-se também os protestos dos vereadores da oposição pelos elevados custos de manutenção aliados às baixas taxas de ocupação.

 

post a comment