Novos procedimentos de ataque na blogosfera
O blogue Retórica e Persuasão está a ser, à semelhança do Abrupto, alvo de ataques. Neste caso, porém, talvez a situação seja ainda mais grave: é o próprio Blogger o autor das agressões. Américo de Sousa criou um novo blogue, espero que temporário, até o problema ser resolvido. Segundo Américo de Sousa, o problema é o seguinte: «Há 4 dias atrás o Blogger "detectou" que o Retórica e Persuasão possuiu características de "spam-blog". Isso mesmo: "spam-blog". A investigação" terá sido levada a cabo por ultra-científicos "spam-prevention robots", cujos resultados o Blogger segue religiosamente, apesar de, ao mesmo tempo, reconhecer as falhas e confusões a que dão origem. E a "sanção" não se fez esperar: impuseram-me, de imediato, um sistema de "Word verification" que, por sinal, mesmo seguido à risca, me impede de publicar. Pedi esclarecimentos e renovei protestos, mas nenhuma resposta chegou até à data. Resultado: estou sem poder publicar (tanto texto como fotos) no Retórica e Persuasão. A solução foi abrir este blogue minimalista e, em princípio, transitório. O problema não tem qualquer importância ou só tem a importância que se lhe queira dar. No meu caso, umas feriazitas digitais até vêm a calhar. Mas a ideia de uma detecção automática de spam ou seja lá do que for na blogosfera, não augura nada de bom. Pelo que conheço de outros ambientes virtuais, regra geral, os sistemas automáticos de detecção e sanção de comportamentos menos éticos "disparam" cegamente em todas as direcções e penalizam, assim, quem não devem penalizar. Terá começado o "fogo amigo" na blogosfera?» [Negrito meu] Por que critérios automáticos se orienta o Blogger na detecção anti-spam, a ponto de concluir que um blogue como o Retórica e Persuasão possui características de spam-blog? Os editores merecem um pouco mais de respeito. |
Publicado por Pedro Santos Cardoso às 19:09
Comments on "Novos procedimentos de ataque na blogosfera"
Pedro, parece-me que a blogoesfera se começa a levar demasiado a sério... Também já me aconteceu isso no Suburbano e dois ou três dias depois estava resolvido.
Não impede ninguém de publicar, apenas exige "word verification" tal como nós exigimos nos comentários.
Apenas impede de publicar quando se tenta fazê-lo remotamente como eu costumo fazer às vezes.
É preciso que as pessoas não se tenham em demasiada conta, até porque o Blogger é gratuito, o que nos dias que correm é bastante raro, e o serviço é bastante bom.
José,
dá a entender, segundo o Américo, que mesmo seguindo o word verification a coisa não funciona.
O Blogger é, de facto, gratuito. Em termos gerais, o serviço é bom. Mas continuamos, do mesmo modo, a ser consumidores. E o consumidor deve esperar sempre a qualidade dos seus serviços. Fez muito bem o Américo em reclamar. Só se evolui com reacção.
Mas mesmo a gratuitidade não é muito líquida. O Blogger (i.é, a Pyra.com, Ltd., empresa que detém o serviço) ganha milhões em publicidade devido ao destaque que nós, utilizadores do serviço, lhe proporcionamos.
Em Portugal, isto da blogosfera é como que uma brincadeira. Mas noutros cantos do mundo já não é assim. Se um pirata neutralizar o Blogger durante meses fá-lo perder milhares ou milhões. Se o Blogger neutralizar certos blogues durante outro mês, fá-lo-á perder milhares ou milhões igualmente. E o serviço gratuito / oneroso não faz enevoar os nossos direitos de consumidor.
Repara só nesta cláusula do contrato que eu assinei, tu assinaste e todos assinaram com a Pyra.com Ltd.: «10. ADVERTISEMENTS AND PROMOTIONS Pyra runs advertisements and promotions on BlogSpot Sites. By creating your BlogSpot Site, you agree that Pyra has the right to run such advertisements and promotions.».
Como vês, o Blogger não é uma entidade filantrópica e altruísta. E nós, não nos levamos demasiadamente em conta reclamando os nossos direitos: somos consumidores e, como tal, merecemos respeito.
Pedro,
Eu não acho o Blogger uma entidade filantrópica e altruísta, nem lá perto. É um negócio como qualquer outro.
O Blogger é gratuito, para todos os utilizadores. Claro que a visibilidade dá dinheiro mas receitas directas de publicidade o Blogger não tem, porque não existe publicidade nas páginas apesar do ponto 10 que referes. A não ser que a associemos e da qual beneficiamos.
A blogoesfera tem a dimensão que lhe querem dar os seus membros e alguma comunicação social. O Abrupto pelo technorati estará entre os primeiros 1300 blogs do planeta e dificilmente ultrapassa as 4000 visitas por dia. Portanto o impacto que os blogs têm é relativo.
Mas independentemente dos interesses que movem os bloggers, o Blogger tem de fazer a gestão de um serviço com milhóes de clientes, e esta suposta questão do Anti-spam é uma das formas de o fazer.
Quando isso me aconteceu eu recebi um mail no início do processo e no final do processo recebi outro a pedir desculpa pelo incómodo.
Eu acho que demonstraram respeito pelos meus interesses.
José,
o Abrupto, obviamente, nem sequer de muito longe, estará nos primeiros 1300 blogues do planeta. Mas isto não vem ao caso. E o impacto que os blogues têm é relativamente pequeno (pequeníssimo) em Portugal e em muitos outros países. Não é o caso, por exemplo, dos Estados Unidos.
Falas que demonstraram respeito pelo teu caso. Muito bem, é o dever deles e é isso que se exige. Se apresentam um serviço, têm o dever de o apresentar da melhor maneira. Correu tudo bem contigo: não deixaste de publicar texto, imagens. Apenas não o podias fazer à distância. Mas não é do teu caso que estamos a falar, é do caso do post que é bem diferente do teu. Se acontecesse o mesmo ao Dolo Eventual ficaria irritadíssimo e afectado nos meus direitos de consumidor.
Pedro não faço ideia quem é que lidera as audiências aqui ou no planeta, mas parece-me que elas assumem um lugar cada vez mais importante.
Eu compreendo o teu ponto de vista, só não aceito é esta súbita urgência de que toda a gente escreve lindamente e que o mundo não pode estar privado das nossas palavras um minuto que seja.
O Retórica e Persuasão teve apenas dois dias sem conseguir postar, o que na minha modesta opinião é o mesmo que acontece com o Retórica e Persuasão nos outros dias normais em que estão dois dias sem postar, sem que daí venha algum mal ao mundo.
A blogoesfera é uma coisa curiosa e serve precisamente para este tipo de situações de debate sobre pontos de vista diferentes. Mas tb por causa disso perde impacto com o enorme volume de informação que já atinge.
Não é a questão do mundo ficar privado ou nao das nossas palavras. A questão é eu ficar privado do meu blogue e dos meus direitos de consumidor.
não é o primeiro caso que vejo, lembro até recentemente um blog dedicado à bd/artes que encerrou por isso mesmo - não creio que basta a verificação posterior para resolver o assunto
Pois, caro JPT. E o assunto não é para brincadeiras.
Perguntinha: esse ataque tem a vêr com aquele símbolo no canto superior direito que permite a qualquer personagem com dedos denunciar o blogue como 'ofensivo' ou coisa que o valha?