As mais belas rotundas de Portugal [20º]
![]() ![]() Em Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém, mais um elo da corrente doutrinária e artística denominada «a rotunda temática». As renomadas alucinações de Fátima têm ainda hoje repercussão extraordinária em todos os aspectos da vida da cidade. Até no que às rotundas respeita. A 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam o seu rebanho quando, inopinadamente, alucinaram. Tais alucinações ficaram conhecidas com a designação eufemística de «aparições de Fátima» e as três crianças como «os três pastorinhos». Já havia «os três mosqueteiros», por que não «os três pastorinhos»? Problemático seria se os meninos exercessem a profissão de serralheiro. «Os três serralheirozinhos» não seria talvez muito sonante. Ou de servente de pedreiro: «os três serventezinhos de pedreiro». «Os três pastorinhos» é, sem dúvida, designação melhor. Feliz, por bíblica. Trata-se do «monumento ao pastorinho - ou aos caminhos da inocência pastoril, inocência devorada pelo betão armado de tez horrenda», segundo João Correia, do Hardblog. Betão, estátuas e relvinha, mistura explosiva, fazem desta rotunda mais um desperdício de fundos públicos. [Fotografia: João Correia] Etiquetas: Rotundas |
Comments on "As mais belas rotundas de Portugal [20º]"
E eu para ali às voltas com uma posta sobre o culto do "deus automóvel" na "igreja dos pastorinhos"... e a resposta, a "luz", aqui à minha espera, graças a estas inspiradas fotos do João :)
Épico-kitsch do mais esmerado modernismo rural católico português. Esta pérola da arte-pública tem autor concerteza..., a mim parece-me o estilo do inefável Francisco Simões. Será?
Há dias, em Vilar Formoso, vi uma rotunda maravilhosamente temática (Emigração), que é do mais puro estilo rotundista. Lembrei-me do vosso Dolo Eventual, mas infelizmente não tinha máquina fotográfica... Talvez alguém se lembre.
Sigo esta série apaixonadamente.
É verdade, AM. Onde menos se espera encontrar algo, eis que é lá que ele surge. Talqualmente aconteceu com as aparições.
Infelizmente, Roteia, desconheço o autor da pérola. Para a próxima, já sabe: nunca se esqueça da máquina fotográfica!
Bonito seria se as 3 crianças em vez de pastar gado fizessem panelas.
Os 3 paneleirinhos, ou que sabes os 3 palereirotes!
Seria bem mais interessante, ate quem sabe se nos dias de hoje a Igreja Católica não tivesse outra ideia da homossexualidade.
Também seria mais simpático se em vez de "alucinarem" com uma virgem, (ainda gostava de saber como é que os putos sabiam se a gaja era virgem ou não) tivessem alucinado com uma Maria nua, do tipo debochado, assim tipo "Maria dos Prazeres".
Talvez hoje em vez de se ir ao domingo á missa numa capela se pudesse passar em qualquer casa de meninas brasileiras ( a mesma com o belo fato domingueiro já se vê) para beber um copo e ver a "fruta da época".
Para alem disso certamente que as idas ao templo de Fátima (que provavelmente hoje seria o templo de Vanessa ou assim) seriam muito mais interessantes!
Roteia, recebemos uma sobre a temática da "migração" mas lá para baixo no Algarve, à saida da A22
Também muito jeitosa...
Acaba o curso antes que ele acabe contigo
"Épico-kitsch do mais esmerado modernismo rural católico português"
O caríssimo Roteia, como sempre, não podia ser mais certeiro :)) Bravo...
O texto está óptimo, e a série das rotundas também! Continuem.:)
O autor das esculturas é Fernando Marques. Conhecido também por ter sido ele a fazer as medalhas que foram entregues ao Papa e aos seus acompanhantes, na visita a Portugal. O autor da arquitectura da rotunda é Francisco Marques. A beleza da rotunda é de beleza inimaginável, tendo já sido julgada a mais bela rotunda de Portugal...