Dolo Eventual

David Afonso
[Porto]
Pedro Santos Cardoso
[Aveiro/Viseu]
José Raposo
[Lisboa]
Graça Bandola Cardoso
[Aveiro]


Se a realização de uma tempestade for por nós representada como consequência possí­vel dos nossos textos,
conformar-nos-emos com aquela realização.


odoloeventual@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue Grandes Dramas Judiciários

Visite o nosso blogue metafísico: Sísifo e o trabalho sem esperança

O Dolo Eventual convida todos os seus leitores ao envio de fotografias de rotundas de todos os pontos do país, com referência, se possível, à sua localização (freguesia, concelho, distrito), autoria da foto e quaisquer dados adicionais para rotundas@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue As Mais Belas Rotundas de Portugal


Powered by Blogger


Acompanhe diariamente o Dolo Eventual

segunda-feira, novembro 27, 2006

Tásse, butes lá?

Comments on "Tásse, butes lá?"

 

Blogger David Afonso said ... (novembro 28, 2006 2:51 da manhã) : 

Devo confessar que não gosto desta ideia de «aulas de substituição» porque se tenho boas memórias da escola enquanto aluno era justamente dos feriados, onde podia respirar um pouco e aprender pelo curricula da amizade.
No entanto, enquanto funcionário público cumpro as minhas obrigações e dou aulas de substtituição quando me calha. Normalmente corre tudo muito bem apesar de não existir material (computadores, mapas, livros, videos e até simples fichas). Sem recursos e de pé para a mão lá se vão inventando aulas. Mas nunca, nunca mesmo, me ocorreu por os miudos a jogar cartas e desconheço qualquer situação do género. Embora, às vezes, a função dos professores substitutos não passe no mero «tomar conta da canalha» improvisando qualquer coisa para os entreter. Quem dá aulas sabe quanto tempo demora a preparar ´90 minutos. À queima-roupa pedem-nos uma aula para daí a 5 minutos e nós cumprimos.
Já agora: tentei preparar uma ficha de actividades para essas ocasiões. Infelizmente o orçamento da escola não me permite tirar fotocópias para o que der e vier. Tive de voltar ao improviso. Enquanto não existirem condições materiais estas aulas não passarão disso.

PS: Zé, informa-te melhor sobre as faltas dos professores. És demasiado lúcido para entrar nessa. Õ problema destas faltas é que são muito visiveis porque afectam de imediato 30 alunos e 60 pais. Às vezes é uma chatice ter o miúdo uma hora mais cedo em casa...

 

Blogger José Raposo said ... (novembro 28, 2006 10:10 da tarde) : 

David, então as aulas de substituição não estão mal pensadas e tb não prejudiciais ao sistema educativo, ainda que possam estar mal organizadas e claramente mal enquadradas pelo ministérios.

As faltas dos professores são um problema como qualquer outro relativo ao sistema educativo. Como tu sabes existem muitos professores que não hesitam em faltar apesar do impacto das suas faltas, como tu referes.
Aliás, se assim não fosse os sindicatos não reivindicariam indiferença na avaliação dos professores quanto às faltas dadas, beneficio não facultado a qualquer outro português do sector privado a quem por lei são retirados dias de férias adicionais por faltarem por doença, para além disso tb se reflectir nas suas avaliações.
Se assim não for então as aulas de substituição não fazem sentido e eu concordo contigo.

 

Blogger David Afonso said ... (novembro 28, 2006 11:23 da tarde) : 

Não conheço em pormenor as pretensões dos sindicatos (não dou para esse peditório) mas sei que a proposta inicial do governo penalizava exageradamente os professores, incluíndo as licenças de maternidade e paternidade (uma gravidez poderia significar a penalização de não subida de escalão).
Interessante: baixa médica dá direito a desconto nas férias? Acho eu que não é bem assim...

 

Blogger José Raposo said ... (novembro 28, 2006 11:37 da tarde) : 

David, a proposta do governo sobre a avaliação dos professores tinha em conta que todas as faltas entravam para a avaliação dos professores. Os sindicatos opuseram-se e nesse aspecto a ministra cedeu e desde que justificadas elas não fazem parte da avaliação dos professores.

No sector privado a legislação prevê que os trabalhadores que não faltem tenham 3 dias adicionais de férias. Se faltarem com justificação serão penalizados na respectiva proporção dos dias que viriam a obter numa lógica de um dia justificado, menos um dia de férias, dois dias justificados, menos dois dias e ai por diante até deixar de haver.
Os trabalhadores que faltarem sem justificação perdem de imediato o direito aos três dias.
Não quero fazer juízos de valor sobre estas medidas até porque tb já dei para esse peditório... mas só não compreendo e julgo que muita gente não compreenderá porque razão existem portugueses que não têm de se preocupar com esta realidade.

 

Blogger David Afonso said ... (novembro 29, 2006 11:40 da manhã) : 

As faltas injustificadas são todas elas alvo de averiguação disciplinar. E sempre foi assim. Recordo-me quando era professor em Silves tinha um colega de grupo que não subiu de escalão justamente porque tinha uma falta injustificada do tempo em que ensinara algures nos Açores. Não é nada de novo, portanto.

Uma situação injusta não o deixará de ser se todos a ela estiverem sujeitos.

 

post a comment