Dolo Eventual

David Afonso
[Porto]
Pedro Santos Cardoso
[Aveiro/Viseu]
José Raposo
[Lisboa]
Graça Bandola Cardoso
[Aveiro]


Se a realização de uma tempestade for por nós representada como consequência possí­vel dos nossos textos,
conformar-nos-emos com aquela realização.


odoloeventual@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue Grandes Dramas Judiciários

Visite o nosso blogue metafísico: Sísifo e o trabalho sem esperança

O Dolo Eventual convida todos os seus leitores ao envio de fotografias de rotundas de todos os pontos do país, com referência, se possível, à sua localização (freguesia, concelho, distrito), autoria da foto e quaisquer dados adicionais para rotundas@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue As Mais Belas Rotundas de Portugal


Powered by Blogger


Acompanhe diariamente o Dolo Eventual

segunda-feira, março 19, 2007

Tempestades de areia e Gaf da Naz




Nestas fotos, o local aqui retratado dista da minha casa uns 100 metros, não mais. É esta também a bela vista que também testemunho. Tirada por um blogger conterrâneo, mostra bem o caricato e o absurdo. Curiosamente, enquanto procurava por algo que pudesse ilustrar o que aqui na terrinha se passa, dei com estas fotografias do Pedro Ribau, que as postou há já um ano. Dizia assim no fotografias soltas: "A propósito do alargamento do Porto de Aveiro, estão a ser feitas dragagens e a areia dai resultante já forma esta enorme montanha a escassos metros da povoação. Não se trata de uma imagem manipulada, a areia já ultrapassa a altura das casas.
Embora seja uma situação transitória, já é alvo de alguma discussão politica, pois em dias de vento a areia e as poeiras fazem-se notar."

Pois, entretando este ano a tempestade repete-se e fazer-se notar é um aligeirar do que realmente acontece em dias de vento como hoje. Um manto de areia escura caía como água das dunas e cobria a Gafanha da Nazaré, as casas, as ruas e os carros. Foi um belo dia para andar de turbante e tirar areia (literalmente) à pazada dos pátios e varandas. Viver aqui é estar no meio de um autêntico triângulo das bermudas: já cá temos a Bresfor - indústria de formol, o terminal quimico conhecido como Sacor e agora estas dunas importadas.

Etiquetas:

Comments on "Tempestades de areia e Gaf da Naz"

 

Blogger David Afonso said ... (março 19, 2007 11:28 da tarde) : 

A Gafanha é a mais original das cidades portuguesas. Para quê Dakar se temos aqui a Gafanha mesmo à mão?

 

Blogger Claudia Gonçalves said ... (março 20, 2007 10:26 da tarde) : 

Ora nem mais, pró ano o Dakar certamente começa aqui!!

 

Anonymous Anónimo said ... (abril 08, 2007 11:32 da tarde) : 

A proposito do Dakar na Gafanha, aqui fica este post de Novembro de 2006,(http://pedroribau.blogs.sapo.pt/tag/dakar). Contrariamente a informação que obtive o Dakar não passou por cá este ano. Ficamos na esperança que em 2008 as dunas já tenham crescido o suficiente, (sim, porque continuam a crescer), e a prova passe por cá.
Embora as explicações que tem sido dadas para esta situação sejam muitas, certo é que o que foi feito não teve resultados na pratica e uma vez que as dunas continuam a crescer, faz me crer que o tem sido dito e feito, simplesmente tem por objectivo, calar a população insatisfeita.

 

Anonymous Anónimo said ... (maio 06, 2010 5:53 da tarde) : 

Viva a Bresfor ! Viva o emprego ! Viva a Gafanha ! Fora com os comentários ignorantes !

 

post a comment