Dolo Eventual

David Afonso
[Porto]
Pedro Santos Cardoso
[Aveiro/Viseu]
José Raposo
[Lisboa]
Graça Bandola Cardoso
[Aveiro]


Se a realização de uma tempestade for por nós representada como consequência possí­vel dos nossos textos,
conformar-nos-emos com aquela realização.


odoloeventual@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue Grandes Dramas Judiciários

Visite o nosso blogue metafísico: Sísifo e o trabalho sem esperança

O Dolo Eventual convida todos os seus leitores ao envio de fotografias de rotundas de todos os pontos do país, com referência, se possível, à sua localização (freguesia, concelho, distrito), autoria da foto e quaisquer dados adicionais para rotundas@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue As Mais Belas Rotundas de Portugal


Powered by Blogger


Acompanhe diariamente o Dolo Eventual

domingo, abril 08, 2007

Ciência bíblica

Nestas alturas do ano há sempre bons e esclarecedores programas de televisão. Não só temos de estar sintonizados com a mensagem urbi et orbi, como todos os documentários nos fazem o favor de esclarecer cada passo de Cristo. Mas o melhor destes documentários são os pseudo-científicos. Aqueles que pretendem explicar e encontrar uma solução para todos aqueles magníficos e ao mesmo tempo inverosímeis acontecimentos bíblicos. O Noé, a arca e os animais em circunstâncias diluvianas e a não menos espectacular travessia de Moisés e dos judeus em fuga pelo mar vermelho são dos episódios mais investigados. Mas ainda assim ainda há quem se preocupe em saber se Sodoma e Gomorra realmente existiram.
Os voluntariosos cientistas procuram saber se o mar se abriu devido ao recuo natural num tsunami, mesmo a tempo da passagem e se fechou violentamente sobre os egípcios, ou ainda mais improvável, a ideia de um vulcão que existe no mar vermelho ter criado uma crosta temporária para a passagem dos judeus, mas tivesse sucumbido às patas dos cavalos dos egípcios.
Existem outras boas teorias sobre os mais diversos eventos, mas o que parecem não explicar, é porque razão a existência de fenómenos cataclismicos apenas apareceriam na bíblia, abordando parte dos seus efeitos e não o fenómeno em si. Como é que um tsunami não é precedido de um terramoto, ou uma extensão de terra temporária não fosse precedida da respectiva erupção vulcânica, sem que deles se fizesse referência na bíblia?
Ou melhor, até seria razoável que não mencionasse esses eventos de forma a alimentar a origem divina do povo escolhido. Mas não há qualquer referência deles em nenhum documento de outra origem numa das zonas mais povoadas do mundo naquela altura. Estes cientistas que procuram uma explicação, não explicam a coincidência estrondosa entre os acontecimentos que procuram encontrar e o acaso de haver ali perto um povo oprimido que precisava de escapar. Pretendem fazer valer o primado da ciência mas apenas alimentam a origem divina dos acontecimentos que muito provavelmente nunca ocorreram e são apenas estórias do maior sucesso comercial da história da literatura.

Etiquetas:

Comments on "Ciência bíblica"

 

post a comment