Dolo Eventual

David Afonso
[Porto]
Pedro Santos Cardoso
[Aveiro/Viseu]
José Raposo
[Lisboa]
Graça Bandola Cardoso
[Aveiro]


Se a realização de uma tempestade for por nós representada como consequência possí­vel dos nossos textos,
conformar-nos-emos com aquela realização.


odoloeventual@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue Grandes Dramas Judiciários

Visite o nosso blogue metafísico: Sísifo e o trabalho sem esperança

O Dolo Eventual convida todos os seus leitores ao envio de fotografias de rotundas de todos os pontos do país, com referência, se possível, à sua localização (freguesia, concelho, distrito), autoria da foto e quaisquer dados adicionais para rotundas@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue As Mais Belas Rotundas de Portugal


Powered by Blogger


Acompanhe diariamente o Dolo Eventual

quinta-feira, junho 25, 2009

Situacionismo?

Carlos Abreu Amorim classificou na RTPN a entrevista de Ana Lourenço a José Sócrates com uma "vergonha", um "acto de cumplicidade", "qualquer coisa que eu como espectador eu fiquei indignado a ver uma coisa daquelas", "o espectáculo que eu vi foi um espectáculo de monólogos do 1.º Ministro com perguntas que quando existiam eram suaves, eram totalmente amortecidas a priori, com a entrevistadora muitas vezes a concluir as próprias ideias do 1.º Ministro".

No seu libelo acusatório, referiu a desfaçatez intelectual de Pacheco Pereira que, "perante a actuação cúmplice de Ana Lourenço, JPP, cândido, quase paternal, limita-se a dizer que quando Sócrates ensaiou a máscara de cordeirinho … a jornalista permitiu com demasiada complacência". E continua, delatando que JPP "retoma a senda do seu Índice como se o maior exemplo de situacionismo obsceno não tivesse acontecido na estação de TV que lhe dá guarida".


Sucede que ora foi a vez de Manuela Ferreira Leite ser entrevistada na SIC por Ana Lourenço. Tal como na entrevista a Sócrates - e tal como ocorre na entrevista a qualquer outro dos seus convidados -, Ana Lourenço foi isenta e permitiu que a entrevistada expusesse claramente as suas ideias. Porque o entrevistador não deve ser um adversário do entrevistado. Deve deixá-lo falar. É a ele que as pessoas querem ouvir. No estilo de Ana Lourenço, o espectador fica a saber o que pensa o entrevistado (e não deverá ser esse o objectivo de uma entrevista?). Noutros estilos, fica a saber-se o que pensa o entrevistador - que ataca, desorienta, morde e nunca deixa concluir uma ideia.

Daí que me permita indagar. Uma vez que o estilo da entrevista de Ana Lourenço a Manuela Ferreira Leite foi talis qualis o mesmo da entrevista a Sócrates, muito estranho eu que Carlos Abreu Amorim não tenha ainda vindo falar da sua indignação perante a mesma, da vergonha do que se passou na entrevista a MFL, do opróbrio que delustra o bom nome do excelso jornalismo (enraivecido) e do dizer-de-si-para-si que foi o monólogo que pairou no ar. E, enquanto sorvidos na mora da epifania do seu estro de indignação, convém ir recordando, para nos entretermos, as palavras de Carlos Abreu Amorim, após mostrar o seu prurido de dentição contra a entrevista a Sócrates:

"[...] com a entrevistadora muitas vezes a concluir as próprias ideias do 1.º Ministro, e eu penso que tantas vezes, por exemplo, esta estação de televisão, a RTP, tem sido atacada em blogues e jornais por ser cúmplice do governo, daquilo que eu vi, nas entrevistas que foram feitas por Alberto Carvalho e Judite de Sousa em relação ao 1.º Ministro, eu achei uma entrevista séria, uma entrevista tal como se faz em qualquer lado do mundo, como se faz nos EUA, como se faz em Inglaterra, como se faz em Espanha, como se faz em França, como se faz em Itália [...]."

Não tivesse acontecido na estação de TV que lhe dá guarida. Situacionismo?

Comments on "Situacionismo?"

 

Blogger CAA said ... (junho 26, 2009 4:08 da tarde) : 

Caro Pedro Santos Cardoso,

Estava à espera de que os meus adversários no "Directo ao Assunto" me dissessem qualquer coisa semelhante. Não o fizeram e eu não tive ocasião de refazer o meu juízo acerca da entrevistadora - agora já com possibilidade de comparação.

Vou fazê-lo proximamente.

CAA

 

post a comment