Dolo Eventual

David Afonso
[Porto]
Pedro Santos Cardoso
[Aveiro/Viseu]
José Raposo
[Lisboa]
Graça Bandola Cardoso
[Aveiro]


Se a realização de uma tempestade for por nós representada como consequência possí­vel dos nossos textos,
conformar-nos-emos com aquela realização.


odoloeventual@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue Grandes Dramas Judiciários

Visite o nosso blogue metafísico: Sísifo e o trabalho sem esperança

O Dolo Eventual convida todos os seus leitores ao envio de fotografias de rotundas de todos os pontos do país, com referência, se possível, à sua localização (freguesia, concelho, distrito), autoria da foto e quaisquer dados adicionais para rotundas@gmail.com


Para uma leitura facilitada, consulte o blogue As Mais Belas Rotundas de Portugal


Powered by Blogger


Acompanhe diariamente o Dolo Eventual

sábado, agosto 26, 2006

Os partidos não sabem fazer contas?

O Tribunal Constitucional multou 13 partidos (nem sabia que havia tantos...) por estes apresentarem contas que divergem dos financiamentos declarados e por não estarem de acordo com os custos inerentes ao seu próprio funcionamento. Para além disso, os partidos também foram penalizados por não efectuarem os depósitos de donativos em contas bancárias próprias para esse efeito, ou seja, o dinheiro acaba invarialvelmente na conta de um militante mais diligente, por exemplo. A informalidade e a obscuridade impedem-nos de saber coisas tão simples e básicas sobre o dinheiro dos partidos como: De onde vem? Quem pagou? Quanto pagou? Quem recebeu? Quando recebeu? Para onde foi? É um verdadeiro buraco negro. E são estes senhores que se propõem a governar Portugal? São estes senhores que se acham no direito de gerir a pouca riqueza do país? Quem se atreverá em falar em rigor orçamental? Por mim está mais do que visto: a reforma do regime devia começar pelo problema do financiamento dos partidos. Assim como está é uma boa estrumeira para toda espécie de corruptos e oportunistas.

PS: Um dado a reter: o CDS/PP do Paulo Portas (as multas referem-se a 2003) afirmou-se como um verdadeiro campeão das multas com 65.650 euros. É caso para dizer que um partido não se mede aos palmos...

Etiquetas:

Comments on "Os partidos não sabem fazer contas?"

 

Blogger Carlos Guimarães Pinto said ... (agosto 26, 2006 10:12 da tarde) : 

A verdade é que os partidos portugueses recebem pouco dinheiro, em relação ao resto da europa, e tendem a gasta-lo quase todo nas campanhas eleitorais que é onde o retorno se espera maior. Não acredito que seja por vontade de defraudar que não há contabilidade organizada nos partidos mas sim por falta de meios e de hábito. Isso também explica o facto de o CDS-PP ser o partido com a contebilidade mais desorganizada. O CDS, apesar de estar ligado às elites, é o partido com menos meios dos 4grandes: não conta com as comparticipações interessadas que têm os partidos de poder nem com a dízima e o voluntarismo ou o apoio sindical como o PCP, de longe o partido mais bem organizado.

 

Blogger Nelson Peralta said ... (agosto 27, 2006 3:46 da manhã) : 

Eu, pessoalmente, defendo algo muito próximo do financiamento estatal quase exclusivo.

Pouco dinheiro a ser bem gerido! E acababam-se os donativos à espera de favor...

 

Blogger David Afonso said ... (agosto 27, 2006 9:04 da tarde) : 

«Por falta de meios e de hábito»? Se não tem dinheiro, não tem vícios. E o facto de estar se estar mal habituado nada justifica.

Quanto ao financiamento, nisto sou o mais liberal possível: os partidos deveriam poder receber dinheiro vindo de qialquer um e de qualquer parte, mas na condição de a lista dos financiadores ser publicitada, ou seja, publicar o registo de interesses que suportam os partidos. Ecomo é óbvio as contas anuais deviam ser publicadas nos jornais diarios e justificadas ao milimetro.

 

post a comment