O Dolo Eventual convida todos os seus leitores ao envio de fotografias de rotundas de todos os pontos do país, com referência, se possível, à sua localização (freguesia, concelho, distrito), autoria da foto e quaisquer dados adicionais para rotundas@gmail.com
OLIVEIRA, César - A Revolução Russa na imprensa portuguesa da época. Lisboa: Diabril Editora, Maio 1976. 171 p. (Col. «Teoria e Prática», 13)
---------------------------
Este também não é um exemplar perfeito da minha Biblioteca Vermelha. Já me tinha esquecido dele. Bem, na verdade, nem me lembro de o ter comprado (por 70$00, segundo uma anotação a lápis feita pelo livreiro), mas foi uma grande compra e já foi promovido à minha Biblioteca da História do Livro e da Imprensa. César Oliveira, representante de uma historiografia marcadamente ideológica (e qual não o é?) foi responsável por títulos como A Comuna de Paris e os Socialistas Portugueses, O Congresso Sindicalista de 1911, O Socialismo em Portugal, 1850-1900 e um já esquecido A Crise da Revolução com Eduardo Lourenço e Eduardo Prado Coelho em 1976, entre outros títulos. Esta obra em particular é constituída por três artigos, o artigo que dá o título ao livro mais estes dois: Imprensa operária no Portugal oiticentista: de 1825 a 1905 e Os limites e a ambiguidade: o Movimento Operário Português durante a guerra de 1914-18. Datado? Talvez, mas sempre valioso.
Comments on "A Minha Biblioteca Vermelha 5"